Prêmio Novos talentos PPP 2019

Briefing – Sobre lixo jogado na rua

Contexto

O Brasil é o quarto mercado mundial em produtos de limpeza, depois dos EUA, China e Japão, segundo pesquisa realizada pelo Euromonitor.

Isso significa que o brasileiro é muito preocupado com limpeza da sua casa.

O mesmo, porém, não acontece da porta para fora.

Basta observar as ruas das cidades brasileiras e constatar a grande quantidade de lixo acumulada.

Alguns estudos mostram que esse comportamento tem origem na conflituosa relação que o brasileiro tem com as áreas privadas e públicas.

A rua, sendo de todos, é tratada como se fosse de ninguém.

Mesmo com algumas cidades já possuindo leis que punem quem é flagrado jogando lixo na rua, as pessoas ainda não criaram uma consciência mais ampla do espaço público e ainda acham que jogar uma simples embalagem no chão é um “pequeno delito” possível.

Lixo jogado na rua, além de deixar a cidade suja e feia, em dias de chuva intensa, entopem bueiros e causam muitos transtornos a todos.

Objetivo

Conscientizar as pessoas que deixar as ruas limpas não é apenas um trabalho dos órgãos responsáveis. Mas é uma atitude simples, individual e que pode mudar a vida de todos para melhor. Mostrar as consequências deste comportamento errado para o futuro da humanidade.

Criação

Você é livre para pensar sua ideia. Você já tem uma causa: conscientizar as pessoas a não jogarem lixo no chão das ruas e calçadas.

Que marca você gostaria que assinasse sua campanha? Escolha uma marca de bens de consumo, um veículo de mídia, uma ONG que você tenha mais simpatia.

Formatos:

Você pode criar uma peça apenas ou várias (que formem uma campanha de até 3 execuções).

Os formatos podem ser

1 - Anúncio de revista ou jornal

2 - Posts em mídias sociais

3 - Cartaz

4 - Mídia exterior (outdoor, mobiliário urbano, intervenções)

5 – Formato de board (os estudantes apresentarão suas ideias no formato de board quando a ideia for um projeto, uma ação física ou digital, uma ideia tecnológica (um app por exemplo) que precisam de uma explicação.

Formato dos arquivos:

.gif .mp4 .doc .dot .odt .rtf .txt .png .jpg .jpeg .pdf .ppt .mp3 .zip